Resenha: A Esperança


A Esperança (The Hunger Games #3)
Autora: Suzanne Collins
Editora: ROCCO
Gênero: Distopia
Ruim :(Regular .~.Bom :)Muito Bom ;DÓtimo *o* Favorito<3

“[...] As regras do jogo mudaram: com a chegada dos rebeldes do lendário Distrito 13, enfim é possível organizar uma resistência. Começou a revolução. A coragem de Katniss nos jogos fez nascer a esperança em um país disposto a fazer de tudo para se livrar da opressão. E agora, contra a própria vontade, ela precisa assumir seu lugar como símbolo da causa rebelde. Ela precisa virar o Tordo. O sucesso da revolução dependerá de Katniss aceitar ou não essa responsabilidade. Será que vale a pena colocar sua família em risco novamente? Será que as vidas de Peeta e Gale serão os tributos exigidos nessa nova guerra?Acompanhe Katniss até o fim do “thriller”, numa jornada ao lado mais obscuro da alma humana, em uma luta contra a opressão e a favor da esperança.

Fechar os olhos não ajuda. O fogo queima mais intensamente na escuridão.” 

É, terminei de ler A Esperança ontem e confesso que ainda estou extasiada com o desfecho dessa história. Logo que comecei a ler, eu estava com certo receio por não saber exatamente o que me esperava ao longo dessas 421 páginas e olha, fiquei surpresa, triste, emocionada e chocada. Como aconteceu nos dois primeiros livros (Jogos Vorazes e Em Chamas), a Suzie – íntimas já haha’ – conseguiu me surpreender e me deixar totalmente arrebatada. *o*
Ah, vou soltar um ou dois spoilers, maaaas nada que vá estragar a leitura de vocês. ;)

Em “A Esperança” acompanhamos com mais intensidade a luta dos distritos de Panem contra os desmandos da Capital. Cansados das constantes opressões, os distritos se juntam aos rebeldes em busca de uma nova vida e de uma sociedade mais justa e Katniss tem um importante papel nessa luta já que para os distritos, ela representa a esperança, o Tordo. Ela é uma vitoriosa, já sobreviveu a situações inacreditáveis e, além disso, mostrou que a Capital não é tão poderosa e indestrutível como sempre pareceu ser, aos olhos do povo ela, que sofreu e continua sofrendo na pele os abusos desse governo, é o símbolo da revolução, alguém em quem se espelhar e buscar forças para enfrentarem essa luta que promete ser muito mais violenta e sanguinária do que os próprios jogos vorazes.

“Snow uma vez admitiu que a Capital era frágil. Na época, não entendi o que aquilo significava. Era difícil ver com clareza porque eu tinha muito medo. Agora não tenho mais. A Capital é frágil porque depende dos distritos para tudo. Comida, energia, até mesmo para recrutar os Pacificadores que nos policiam. Se proclamarmos nossa liberdade, a Capital entra em colapso. Snow, graças a você, estou oficialmente proclamando a minha hoje.”

Katniss, sua família e vários outros habitantes do distrito doze, agora vivem no distrito 13, um lugar que quase se assemelha à Capital no que diz respeito a controle e rigidez, mas  desde que Katniss acordou o 13 passa a ser seu novo lar. Ela precisa lidar com a dor, com a perda, com a saudade de casa e de Peeta e com suas dúvidas que se tornam cada vez mais severas. E é nesse distrito que ela, junto com os outros soldados se prepara para uma guerra inevitável, para invadir a Capital, tomar o poder, libertar os tributos que estão presos, matar o poderoso e por fim, libertar para sempre toda a população de Panem.
Recheada de dor, perdas e sofrimentos, essa luta vai além do esperado, e novamente Katniss se ver totalmente envolvida e consumida em uma guerra cruel que faz com que os próprios Jogos Vorazes se tornem uma brincadeira se for comparado aos perigos e mentiras que se escondem em cada pedaço em que pisa e em alguns rostos que a rodeiam.

“Não aguento mais as pessoas mentindo pra mim pelo meu próprio bem. Porque, na realidade, elas fazem isso principalmente pelo bem delas próprias.”

Sensacional! Essa palavra descreve a história escrita por essa autora. Desde que comecei a ler e adorar distopias, a trilogia Jogos Vorazes foi os melhores livros que li, nem sei porque demorei tanto tempo pra ler, é uma história tão complexa, com personagens tão incríveis que não tem como não se sentir completamente maravilhada, a Suzie não pecou em nada e conseguiu construir e desenvolver uma história fantástica. Eu ouvi e li alguns comentários a respeito do desfecho da história teve gente que não gostou, odiou e bláh, mas sinceramente tudo o que aconteceu e todas as perdas foram necessárias para deixar a narrativa coerente afinal, não existe liberdade sem sacrifícios né...? Dos três, esse foi o livro que mais sofri lendo, pois é tudo muito intenso e doloroso, sem contar que vários acontecimentos me deixaram de boca aberta, sério... :O

E desde o primeiro livro eu gostava da Catnip, mas nesse ela me ganhou completamente! Ela está tão madura, tão forte e tão humana sabe, não dar para não sofrer e apoiá-la em todas as suas decisões nesse livro, já que após tantas coisas e tantas perdas ela continua ali, de pé. o/ Sentir que o Peeta ficou mais em segundo plano aqui, já que sua perda o tornou tão volátil e de certa forma perigoso, mas ele é um dos responsáveis por muitas das surpresas que ocorrem no decorrer da narrativa... 
Achei que ficaram algumas – poucas – pontas soltas, mas no geral o desfecho da história é excelente e muito digno, e apesar de ter achado “o final” da Katniss mesmo, muito rápido e quase sem detalhes eu gostei de tudo o suficiente para dar cinco estrelas e favoritar o livro. *o*
Queria escrever mais, mas não consigo. >.< Só digo mais uma coisa, quem ainda não leu essa distopia, não sabe o que está perdendo. The Hunger Games vai além de qualquer expectativa, é incrível e vale muuuuuito, muito a pena! (y) 

“Eu o abraço, sinto seus braços hesitantes antes de me abraçar. Não tão firmes quanto foram um dia, mas ainda aconchegantes e fortes. Mil momentos invadem minha mente. Todas as vezes que esses braços foram meu único refúgio contra o mundo…”

Beeeijos!  
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 comentários:

  1. Essa trilogia é realmente maravilhosa.
    Li o último livro recentemente e, ao contrário do que achei que iria acontecer, gostei muito do desfecho.
    Mal posso esperar pelos próximos filmes!

    Beijos
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Carolina, eu também fiquei extremamente satisfeita com o desfecho da história. Entendi o que a autora criou e adorei, com certeza melhor série distópica que li até agora. o/

      Beeijão! ^^

      Excluir
  2. Tenho muita vontade de ler essa série
    Mas infelizmente não me apareceu oportunidade

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, espero que possa ler logo Angela, pois os livros são incríveis ;)

      Beeijo ;*

      Excluir
  3. Eu só li o primeiro livro dessa série, acredita???
    Acho que vou ler a medida que os filme forem lançados...
    Não gostei tanto do primeiro quando as outras pessoas, infelizmente =/
    Adorei tua resenha =)

    Beijos,
    Carol e seus livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol eu sempre recomendo a leitura dos livros antes de assisti aos filmes, mas creio que você vai gostar da premissa da história do segundo volume e vai querer ler o restante da série o mais rápido possível! ;)
      Obrigado *-*

      Beeijão! ^^

      Excluir
  4. Dá pra acreditar que eu nem mesmo comecei a trilogia? Vou pegar o primeiro livro com uma amiga ainda essa semana (no máximo no início da outra) e ver se engato de uma vez a leitura. Acho que engraçado que vejo muita gente amando a trilogia toda e alguns que só faltam esganar a autora pro causa de A esperança. Procurei uns spoiler e meio que entendi o porquê u_u

    Gislaine Alves
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ler sim Gislaine, os livros são ótimos!
      Bem, eu fiquei extremamente satisfeita com o desfecho da história, entendo o porque de algumas pessoas terem reclamado, mas entendi e concordei com o caminho que a autora traçou para os personagens e para finalizar a série.
      vale a pena ler e depois me diz o que achou ;)

      Beeeijos ^^

      Excluir
  5. Eu admiro muito o trabalho desta escritora e considero esta série uma das melhores que temos atualmente. Parabéns pela resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda razão Cida, essa série é espetacular!
      E muito obrigado *-*

      Beeijão!
      ;)

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom, pena que não se compare ao primeiro nem ao segundo.

    http://hashtagcultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei todos, mas os dois primeiros realmente vão um pouco mais além e apesar de quase ter surtado nesse terceiro livro adorei a série! Está entre as melhores distopias que li com certeza ;)

      Beeeijos ^^

      Excluir

Oiee (:
Seja bem vindo(a) *-*
Alimente o blog com seus comentários, eles são muito importantes para o crescimento do mesmo e me ajuda a está sempre melhorando.
Retribuo os comentários recebidos, deixe o link do seu blog que sigo e se gostar acompanho com certeza! ;)

Obrigado por comentar. ^^
Um xero ♥